Coluna publicada no Diário Serrano (Jornal Cruz-altense), nos dias 20 e 21 de junho de 2020 – Republico agora, diante do momento que passa o nosso estado do Rio Grande do Sul
#dicasdabetipietro #vocêmaisbonita
É quase impossível listar tanta dor. Vou começar pelas físicas, essas são mais fáceis de conseguir atenuar:
- Seguir rigorosamente orientações médicas
- Atividade física: as academias estão funcionando, seguindo todas as recomendações da vigilância sanitária, protocolos e o mais importante, com hora marcada, para evitar aglomerações
- Alimentação saudável e vitaminas ajudam você a se manter ativo, o que, como consequência, faz as dores serem esquecidas, mesmo que temporariamente
Agora, quando a dor é emocional, que corta o coração e de tão grande, parece que, um pedaço de nós está sendo arrancado! Essa dor, só com muita fé, oração, meditação, resiliência e aceitação para ser atenuada.
Empatia é sentir a dor do outro e, de certa forma, todos deveriam ter esse sentimento, para realmente sentirem-se humanos. Não sou uma pessoa entendida no assunto, mas acho que só não sente, quem tem um distúrbio mental, um psicopata, talvez.
Como dói, também, ver tanta injustiça social, desrespeito às leis. Até parece que as leis existem só para o cidadão comum. Governos não precisam e STF, tem prazo?
Não vou falar muito sobre isso, porque não é a minha área, mas dói pensar que muitos professores não tem condições de sustentar sua família. Que chega o fim do mês e não recebem seu salário. Como fica? Quem vai honrar suas contas? Isso é, no mínimo, desrespeitoso.
No IGTV da escritora Cris Guerra, percebi que a alegria de uma pessoa não quer dizer não ter empatia. Ela demorou para se aceitar e se amar como veio ao mundo e que agora está conectada com a sua essência. Eu, particularmente, acho que a beleza dela é incrível, é pró-ativa do bem.
Ela fala que: A alegria é a nossa potência para seguir em frente. A tristeza do momento e das pessoas estabelece uma conexão imediata conosco, mas não podemos jogar a toalha.
A alegria serve para nos manter vivos e poder fazer alguma coisa para ajudar a outra pessoa e, pontua, nossa alegria é necessária, não prejudica a dor do outro.
É aquela história do uso de máscara em aviões. “Coloque a máscara primeiro”. Temos que usar a alegria e o otimismo em favor do outro. Para ajudar temos que estar inteiros. Que bom que eu estou bem e posso ajudar quem precisa!
Eu me identifiquei com o IGTV no Instagram @eucrisguerra, porque penso que, se eu fizer coisas no meu dia a dia que possam alegrar, distrair as pessoas, mesmo que seja um pouquinho, já valeu a pena.
Então, no meu Instagram e também no meu blog, gosto de mostrar looks, falar de boas leituras, incentivar o cuidado com a saúde, principalmente, o cuidado com a imunidade, a saúde física para fortalecer o físico, mas também distrair a mente. Incentivo também cuidados pessoais, cabelo, pele, etc.
Ame-se, pois só assim, você poderá amar o outro.
Esteja inteira para ajudar quando for chamada e reze por todos. “A fé move montanhas”.