EMPREENDEDORISMO, ENVELHECIMENTO ATIVO, PROFISSÃO,

A revolução digital na velhice X oportunidades

Coluna publicada no Diário Serrano (Jornal Cruz-altense), nos dias 29 e 30 de junho de 2024

#dicasdabetipietro #vocêmaisbonita

O mercado está atento ao fato que os velhos(as) ultrapassarão o número de crianças e jovens em 2030. Nessa perspectiva que a figura da pessoa 50, 60, 70, 80, 90… ou mais, ganha valor inestimável. A profissão que está despontando, com sucesso e ótima demanda é a de influenciador digital. É uma profissão totalmente nova, moderna e em perfeita conexão com o zeitgeist* do momento.


Eu comecei no digital após me aposentar em 2010. De lá pra cá escrever, falar, estudar moda e colocar o lado coolhunter** a serviço da vida que levo, tem sido um grande prazer. Quando tudo parece velho, enferrujado, mais devagar, lento, eis que surge essa novidade: influenciadora digital 60+. Não exige um físico perfeito, uma performance perfeita, e sim, apenas uma capacidade de observação e atenção ao entorno. Aí está a inspiração para cada frase, para as atitudes que podem fazer bem aos outros e a nós mesmos.
Se você é do time que tem vergonha, não gosta de aparecer em foto, não gosta de falar, ainda pode fazer muito atuando nas redes sociais de maneira a ajudar o “algoritmo” a promover os perfis que prestam um bom serviço para melhorar a vida das pessoas que foram tão abaladas durante a pandemia e agora com as enchentes que destruíram nosso Rio Grande do Sul.
Então, não importa como você pode participar, se conectar a essa modernidade que a internet proporciona, mas participe! Você pode ajudar muito. Essa nova profissão não é uma brincadeira, ela vai além das fronteiras e opera milagres na vida das pessoas.
Agora, se você sente vontade de se tornar uma influenciadora 60+, eu posso te ajudar. É bom lembrar que todos influenciamos, umas mais e outras menos, mas me refiro a atuar profissionalmente. Você pode fazer um blog, ele é teu, paga hospedagem. Pode ser seu diário eletrônico. O conteúdo você escolhe. E aos poucos adquire credibilidade e pode conseguir parceiros, patrocinadores. Rede social não é minha e nem sua, estamos sujeitos as regras da plataforma e entender como funciona o “algoritmo” de cada uma delas.
Hoje é surreal o valor da informação. Se você quer ser uma influenciadora 60+ o mais importante é escolher a plataforma que vai atuar profissionalmente. Eu sugiro o Instagram que é a rede social do momento.

O que fazer:
• Fazer um perfil se você ainda não tem.


• Não tenha medo de aparecer, encare como um trabalho.


• Networking* é preciso: para quem mora no interior e fora do eixo Rio-São Paulo é bem mais difícil, mas não é impossível. Construa seu networking, escolha perfis, empresas que gostaria de se conectar e comece a produzir conteúdo.

• Invista em conteúdo, pesquise sempre novidades ou conte histórias. Storytelling conecta na hora.


• Rede Social muda a toda hora, então siga perfis que esclareçam em tempo quase real sobre as mudanças.


• Seja fiel aos seus valores. Pode se inspirar, nunca copiar. Repostar também pode, mas nunca esquecendo de dar os créditos.

0Seja o primeiro a comentar

Autor

Personal Stylist, Blogueira, Consultora de Imagem Pessoal e Corporativa

Deixe seu Comentário