Tatuagens símbolo de poder em civilizações antigas, pois uma equipe de arqueólogos e pesquisadores do Instituto Nacional de Cultura do Peru encontraram uma múmia onde após observações, constataram que o poder também podia estar na figura de uma mulher.
Envolta em panos finos, objetos de ouro e cobre, armas de guerra e uma coroa, a múmia da mulher chocou os arqueólogos. Nunca antes havia sido encontrada uma mulher moche com tanto prestígio, em uma civilização que se acreditava não dar posição de poder para suas cidadãs femininas. MOCHE civilização também conhecida como Mochica que se estabeleceu entre 100 a.c e 800 d.c, anterior a conquista inca da região.
Senhora de CAO, uma mulher de Grande poder e status social. Após longos estudos, concluiu-se, quase com certeza, que a Senhora de Cao era uma líder política ou religiosa naquela sociedade o que indicava sua grandiosidade.
Seu corpo mumificado estava coberto de tatuagens, nos pés, pernas, braços e rosto. Serpentes, aranhas, formas geométricas e desenhos abstratos. Essas tatuagens tinham significado religioso ou eram marcações de seu status na sociedade.
Houve um período em que tattoos eram mal vistas pela sociedade. Marinheiros ingleses, por meio do contato com os polinésios, difundiram essa prática pelo mundo. Eram aventureiros do mar e como não tinham dinheiro nem influência social, fizeram da tatuagem algo popular entre guetos, prostíbulos e tavernas, frequentadas pela escória, ou seja, desocupados, lutadores de ruas, criminosos e prostitutas.
Só que hoje ela retoma seu lugar na história. Quem tem tatuagem é de muita personalidade e só quer registrar uma nova etapa em sua vida, uma memória.
As TATTOOS, prática de marcar a pele com pinturas, desenhos e/ou legendas, usando agulha fina para inserir os pigmentos, são cheias de história e referências. Na 2ª metade no Séc. XX a tatuagem incorporou os ideais da cultura ocidental. Hoje é um símbolo de ousadia e personalidade.
Eu registrei o início da minha parceria com a moda tatuando no pé, um manequim / busto aramado, usado por costureiros (as). A tatuagem não é item exclusivo da cultura jovem, é para todas as idades.
Mariela
setembro 19, 2020Shoow!
Beti Pietro
setembro 20, 2020Lindas tuas tatuagens. Obrigada pela autorização da imagem. Bjo