Coluna publicada no Diário Serrano (Jornal Cruz-altense), nos dias 10 e 11 de julho de 2021
#dicasdabetipietro #vocêmaisbonita
Vou fazer um passeio sobre o que mais se fala no momento, nas redes sociais e que é sério, porque é o registro do nosso presente que vai impactar o futuro.
Começando pelo livro de André Carvalhal, “Como Salvar o Futuro” pois trata do assunto mais sério, que é o nosso Planeta Terra, não temos outro. Vivemos aqui!
“A verdade sobre o futuro é que não existe uma verdade sobre o futuro.”
… a terra é de posse coletiva e não individual… Para os povos indígenas, a terra não se restringe a um mero recurso a ser explorado em todo seu potencial. Ela é parte da gente.
Segundo David Choquehuanca, especialista em cosmovisão andina, que tem como princípio a harmonia com a natureza, as pessoas que pertencem à cultura da vida, o mais importante não é a prata, o ouro e o homem. O mais importante são os rios, o ar, as montanhas, as estrelas, as formigas, as mariposas, […] pois sem essas coisas o homem não pode viver.
Toda essa introdução é para nos levar a refletir seriamente e chegarmos num ponto em que, não basta achar que estamos agindo corretamente, respeitando o planeta, temos que também conquistar mais adeptos e ensinar bem as crianças.
A esperança existe, mas não basta ter esperança e não fazer nada diferente do que fizemos até aqui, pois não se iluda, eu e você somos também responsáveis por tanta poluição e por essa freada brusca no movimento das pessoas que estamos vivendo.
**
Quanto ao assunto anterior não é novidade mas deve ser falado diariamente.
Vamos ao repertório novo, termos que estão bombando nas redes:
*cringe: apareceu na boca de todo mundo na internet. Uma amiga, do nicho 60+, me contou
que uma jornalista ligou para ela e pediu para que ela falasse sobre a palavra. Ela nunca tinha ouvido falar.
O que é cringe? É a palavra usada pela geração Z para definir uma lista enorme de “coisas” como cringe. Então: pagar boletos, café da manhã, agasalho, colocar # nas legendas dos posts no instagram, perguntar o que é cringe já é cringe.
A geração Z é considerada uma geração mais consciente, que pode salvar o planeta, mas fazer lista de coisas que consideram “cringe” e que são muito usadas é uma forma de etarismo, tão censurado no momento. Como vai ficar essa história? Vou acompanhar e depois conto pra vocês.
**
Outro termo que está sendo destacado é o Lifelong Learner. Na visita ao perfil @cool50s encontrei a pergunta: você é uma Lifelong Learner? Esse termo refere-se a se um(a) eterno(a) aprendiz.
Se você é uma pessoa que tem uma curiosidade intelectual constante, se tem a mente aberta e busca informação que possam desconstruir seus pensamentos engessados e suas verdades absolutas você é um Lifelong Learner.
Isso é bastante interessante porque faz-nos refletir até que ponto estamos acompanhando o novo espírito do tempo, o “Zeitgeist”, todo o clima cultural e intelectual do momento.
Ampliar nossas limitações não é restrito a uma determinada cerreira. Novos cursos, sair da zona de conforto e se jogar em áreas que desafiam nossos conceitos, mexem com nossas estruturas e consequentemente aumentam nosso repertório e nossas conexões.
“seja sempre uma pessoa interessada e interessante.”