Coluna publicada no Diário Serrano (Jornal Cruz-altense), nos dias 25 e 26 de setembro de 2021
#dicasdabetipietro #vocêmaisbonita
A cada dia que passa aumentamos em número.
É muito lindo de ver que o “velho(a)” de hoje é visto por muitas pessoas, graças a Deus, como aquele(a) que abre caminho, que conta, vem por aqui, é mais seguro. O que é mais curioso é que há um interesse por parte da geração y, aqueles que nasceram entre 1980 e 1995, também chamados de milleniuns, em pesquisas sobre a velhice, para realmente saber como é.
Tem uma sala no Clube House (rede social) da Rosângela Marcôndes que também é dona do perfil @it_avo e @domingoacucarado no instagram que recebe pessoas do mundo todo e ela dá voz a todos(as) com muito carinho. O nome da sala é 60+ quem somos?
A proposta de Rosângela é inspirar, despertar, conectar e ampliar o afetivo e isso ela faz com maestria.
Mas tem mais, a página no facebook de Rosângela tem 154.442 seguidores. Então somos ou não uma potência?
É importante dizer que, pessoas mais jovens, comparecem nas lives para entender, ouvir sobre o que conversamos. É a tal da intergeracionalidade.
Duas frases que situam bem o que é para nós envelhecer:
“Envelhecer não é uma juventude perdida, mas sim uma nova era de oportunidades e força.” – Betty Friedon
“Não há nada que envelheça mais uma figura do que a perseguição da juventude a qualquer custo.” – Costanza Pascolato.
Em uma coluna da escritora Martha Medeiros, tem um trecho que recortei, porque achei oportuno trazer para minha coluna: “… nossa população tem hoje mais adultos acima de 60 anos que crianças de 0 a 5 anos… entre os 60 e os 100 anos há oportunidades magníficas de vida, mas antes temos que perder o medo de conversar sobre declínios, adaptações, finitude.”
Na minha opinião, os anos se passaram e nós, os maduros longevos, queremos viver bem. Sem pensar em idade, apenas viver bem. Não é sobre esconder idade, só não achamos relevante a todo o momento dizê-la.
Outra coisa muito curiosa é sobre liberdade. Eu quero e sou livre. Exercito minha liberdade.
Não quero seguir receitas, nem cartilhas. Parece que há uma pressão para os “idosos(as)” mostrarem-se engraçadinhos! Eu não quero ser a vovó engraçadinha. Se for, sem problemas, mas não por pressão.
Outra coisa que também é sobre quebrar tabus. Sou totalmente a favor, principalmente os femininos, menina não pode isso, não pode aquilo. Mulher mais velha não pode ter cabelo comprido, não pode usar roupa cavada, olha o “tchauzinho”, vai balançar! Minha nossa, é muita coisa!
Agora tem uma outra coisa que está me incomodando, é a pressão para quebrar tabu posando com lingerie, seminua ou nua. Isso é muito pessoal. Nada contra as mulheres da minha idade, as 60+, fazerem isso, mas só se quiserem, se sentirem confortáveis, façam! Respeito e ponto.
Assim como “grisalhar”, eu ainda não quero. Pode ser que amanha mude de ideia, e dai? Não quero ser cobrada por isso. Então, a tal liberdade é para todos e com pontos de vista diferentes.
דירות דיסקרטיות בירושלים - israel night club
agosto 2, 2022You need to be a part of a contest for one of the finest sites online. I am going to recommend this blog!
Beti Pietro
setembro 2, 2022Thank you very much. I will start a new series of trips through Brazil and Latin America
ישראל נייט קלאב גאה להציג דירות דיסקרטיות
agosto 23, 2022I would like to thank you for the efforts you have put in writing this website. Im hoping to view the same high-grade blog posts by you later on as well. In fact, your creative writing abilities has encouraged me to get my own, personal site now 😉
Beti Pietro
setembro 2, 2022Thank you very much. I will start a new series of trips through Brazil and Latin America