Coluna publicada no Diário Serrano (Jornal Cruz-altense), nos dias 03 e 04 de setembro de 2022
#dicasdabetipietro #vocêmaisbonita
A cada dia sou surpreendida com informações sobre um evento, onde os maduros, 50+, são os protagonistas. Na terça-feira fui entrevistada por uma aluna da USP para uma pesquisa. O propósito da mesma é saber como os maduros estão se relacionando na internet e se usam as redes como influenciadores.
Fiquei trinta minutos conversando no zoom e depois continuamos no whatsapp. Foi muito prazeroso. Mais recentemente o convite para participar do grupo: conversas na janela, também de São Paulo.
O curioso é que o terceiro maior número de seguidores é em São Paulo, ficando assim distribuídos: 1º:Cruz Alta; 2º:Porto Alegre; 3º:São Paulo; 4º:Santa Maria, que empata com o Rio de Janeiro.
O que tanto os maduros conversam?
No MaturiFest 2022, evento de caráter internacional, movimentou a vida dos maduros de norte a sul e por boa parte do mundo.
Já no primeiro dia a atriz e cantora Zezé Motta encantou a todos com sua simplicidade, tranquilidade e personalidade ímpar. O segredinho de Zezé: se exercitar, se alimentar bem. Ela acredita na força da oração e nunca desiste de ser feliz.
Dr Alexandre Kalache, médico, epidemiologista, doutorando em Gerontologia, em seu canal no Youtube, fala sobre políticas sobre o envelhecimento da população ativa e combate ao envelhecimento: “comece a sua longevidade hoje, não importa se você tem 20, 30… 60 anos”.
“O velho é o jovem que deu certo”.
Use a mídia de forma honesta, tipo compromisso de estado.
Carlos Tramontina, ex jornalista da Globo e que está palestrando e atuando nas redes sociais, fala sobre a grande conquista: durmo a hora que quiser, levanto a hora que quiser, trabalho para quem quiser.
Nada cai do céu. É importante ter os pés no chão. Não vivemos apenas de sonhos.
“Nossas atitudes, nosso comportamento, determinam a colheita de amanha”.
No painel sobre transformação digital e diversidade etária, social good, infinitas mensagens:
Solange Frazão: “Eu me acho capaz. Dou valor a vida. Sou mais forte. Seja um exemplo para seus filhos”.
Adre Coelho: “Quando criança cantava e fui perdendo a espontaneidade. Com o perfil @vivaocoroa no intagram, recuperei a espontaneidade”.
Maria Candida: “Quando você começa a se anular vai se perdendo. Se se perder, volta! É preciso planejamento e disciplina”.
Luiza Brunet: História de vida cheia de luta, resiliência e muito trabalho. Superação! Ela é uma protagonista cuja beleza é apenas um atributo. É uma ativista em defesa da mulher.
Dan Stulbach: salientou a importância de ir ao encontro do outro. Chegar com tudo, mas aberto ao novo.
No painel “quebrando barreiras e esteriótipos”: modelos e influencers 50+ deram o seu recado: trabalho, foco e determinação.
Ary Fontoura: 89 anos. “É hoje que a gente faz as coisas”. Povo educado e saudável faz uma grande nação.
Então, foram quatro dias de muito bate-papo e a grande mensagem do MaturiFest: Os Maduros são uma potência. Grandes marcas já estão reconhecendo isso.
“Não espere por inspiração, torne-se a inspiração”.
Alexandre Pellaes