DICAS, EVENTOS,

HISTÓRIA DE VIDA

Coluna publicada no Diário Serrano (Jornal Cruz-altense), no dia 08 novembro de 2022

#dicasdabetipietro  #vocêmaisbonita

            Hoje, mais do que nunca, a história, minha, sua, nossa, teve um capítulo parecido. Já vivi momento parecido na década de 70 onde tínhamos dois lados, ou você era esquerda ou direita.

                Quando casei, tinha 19 anos, só que naquela época, uma mulher com essa idade não tinha a visão, determinação, clareza de hoje.

                A minha geração foi muito determinante em várias conquistas, abriu caminho para as gerações que nos sucederam. Foi sofrido. É como se tivéssemos escalado uma montanha e lá no topo olhássemos a vida em 360°.

                Lembro que quando me formei, o Diretor da nossa maior escola Estadual, Instituto de Educação Professor Annes Dias, professor Claudino Albertoni, de uma dignidade incrível, de uma capacidade de liderança, sempre na maior paz, conduzia e acolhia todos com sabedoria ímpar. Então o que ele falou um dia: “estão precisando de professora de matemática e física, vai ate a 9ª DE e se inscreve. Tem um contato pra ti lá…

                Lá fui eu. Ouvi muitas justificativas como: Você tem uma linda letra, podia ser professora das crianças, mas você não tem o curso de magistério. Não temos contrato para a tua titulação. Até aí tudo bem. Só que não! Como não fui embora logo, desce as escadas uma colega, não formada ainda, com o fono (documento que encaminhava a professora para uma escola) na mão. O tal contrato que era meu, faço um parêntese aqui, eu já era formada, foi para ela.

                 Os anos foram passando, como sempre, fui bem classificada em concursos, nunca o 1º lugar, mas o 2º era meu, conquistei o meu lugar por meio de concurso. Tudo isso aconteceu por que o sobrenome de meu marido era símbolo de esquerda.

Image result for foto de voto
Imagem capturada
da internet

                O momento atual me trouxe essas lembranças. O que é diferente agora? Todos nós, esquerda e direita, desejamos que a democracia seja o regime politico do país, pois a soberania é exercida pelo povo. É bom lembrar: a palavra democracia é formada por dois vocábulos gregos que, juntos, implicam uma concepção singular de relações entre governados e governantes, “demos” significa povo ou muitos, enquanto “kracia” quer dizer governo ou autoridade.

                É bom lembrar também que democracia moderna se caracteriza por:

  • Liberdade de opinião e expressão.
  • Liberdade de eleger seus representantes, independente do regime politico (presidencialista, parlamentarista…)
  • Igualidade de condições, direitos políticos e oportunidades favoráveis entre os individuais.

                Então a pergunta que não quer calar. Democracia mudou de significado?

                À primeira vista parece que a “direita” não está aceitando o resultado das urnas. Não é isso, o que não se está aceitando é um STF/TSE político e parcial. Que a democracia seja válida para coisas que aprovo, concordo, incluindo o respeito a opinião do outro. O que não se está aceitando é o que assistimos, inversão total no significado das palavras. Muita obscuridade!

                Um ótimo avanço na questão seria tribunais, diga-se STF, TSE, composto por cidadãos do quadro de carreira. O resultado das urnas aponta que as coisas não estão no devido lugar. Incerteza no ar!

0Seja o primeiro a comentar

Autor

Personal Stylist, Blogueira, Consultora de Imagem Pessoal e Corporativa

Deixe seu Comentário