Coluna publicada no Diário Serrano (Jornal Cruz-altense), nos dias 03 e 04 de dezembro de 2022
#dicasdabetipietro #vocêmaisbonita
Uma matéria publicada em outubro/2022 no Jornal Estadão, revela surpreendentemente o que já sabíamos, ou pelo menos, sentíamos ser verdade. Aliás, é bom falar, escrever, nossa longevidade, maturidade, como queiram, não traz só perrengues. Na bagagem longeva está o segredo do sucesso. Acredite, isso não é “historinha”, é revelado mediante pesquisa. Voltando a matéria do Estadão: empreendedores 50+ tem chance de maior sucesso nos negócios. Isso é resultado de pesquisa. Experiência para lidar com adversidades e responsabilidades são algumas características positivas desse grupo de profissionais.
O levantamento conectou dados macro e econômicos, indicadores do mercado empresarial e do perfil dos profissionais maduros. Eis a conclusão do levantamento de dados: “Empreendedores 50+, o futuro do Brasil”. A pesquisa também mostra que é acima dos 50 anos que muitos profissionais decidem realizar o sonho de empreender. É o caso de Bete, cofundadora do Hype 50+, que depois de 30 anos e uma carreira consolidada, decidiu montar ao lado de uma amiga, a MV Marketing, ficada em Economia Prateada. “Empreender na maturidade é uma oportunidade quase única”, diz Bete.
Qualidade de vida e motivação foram os pontos de partida para Bete montar um negócio. Mas antes de investir na nova empreitada, ela precisou planejar. “Essa é a essência de você ser bem-sucedido”, destaca ela. Outra voz que surge brilhantemente em defesa do que acreditamos ser verdade, e é, é do Seu Neyzinho (@seuneyzinho). No programa MasterChef, ele falou: “Eu me lanço buscando autoconhecimento. Eu tenho 61 anos de vida e a vida não desacelera ao 60, e sim acelera. Abre oportunidades. A sociedade deve saber que o etarismo vem diminuindo a expectativa de vida da pessoa idosa. Fiz tantas coisas na minha vida e todas as grandes coisas que conquistei foram assim. É assim que consegui trazer o conforto a minha existência”. Ele encerra com uma frase do Dr. Kalache:
“Envelhecer é o nosso melhor destino”.
Como fechar os olhos a essa doce e inspiradora realidade? Alguém duvida que envelhecer é nosso melhor destino? Acho que não, porque o outro destino seria a morte. Outra cosia que me instiga muito é o falar e influenciar, ou melhor, alertar que há muita vida para ser vivida ainda. Não é parágrafo de desespero não! É um raciocínio lógico. Se eu pensasse que aos 50 anos e aposentada a vida já ia para sua finitude não teria realizado tantos sonhos. Não teria viajado, virado blogueira, com blog aonde pago até hospedagem. Não teria sido editora de moda da Revista Diário Serrano e outras revistas. Não estaria agora escrevendo essa coluna com conteúdos “da hora”, atuais, modernos, assuntos diários nas edes sociais. E mais, não teria meu @ de sucesso, agenda lotada, parcerias incríveis, autoestima em dia, intergeracionalidade presente na minha vida. Tenho certeza, a vida acelera aos 65 anos também.