Coluna publicada no Diário Serrano (Jornal Cruz-altense), nos dias 14-15 de maio de 2022
#dicasdabetipietro #vocêmaisbonita
Imaginem que ela é mais velha que os sinais de trânsito, que a mola, que a penicilina, que a fita adesiva e… Ela preza pela espontaneidade e dá dicas: mais é mais! Quanto mais acessórios, contraste de cores, camadas e estampas, melhor! Iris não acredita em minimalismo e afirma que não se veste para ninguém, mas para si mesma.
“Moda você compra, mas estilo você possui”.
“Elegância está na bondade e na gentileza”.
Essa frase de Iris, não pode ser mais atual, moderna e necessária. Uma pessoa educada, com estilo próprio, comportamento adequado ao que o mundo está exigindo, de empatia. Respeito é elegante. Agora, uma pessoa pode estar vestida de Chanel e ter um comportamento agressivo, mal humor, faltar com respeito ao planeta, as pessoas de sua convivência, rir dos idosos que com os anos vão ficando mais devagar (eu inclusive), ela se torna uma pessoa deselegante.
Uma série que estou assistindo, 1º temporada, já estou no 77º episódio e ainda tem mais, mas super recomendo, Café com Aroma de Mulher https://www.youtube.com/hashtag/serie2021 . Só um “spoilerzinho”, sabe aquele olhar que te conquista para sempre? Pois é, a série fala de amor verdadeiro, mas aonde eu quero chegar é que, um personagem bandido, rico, vulgar, no dia que se vestiu com roupas elegantes para uma homenagem aos 70 anos da Fazenda Casa Blanca, tradicional produtora de café, ouve de sua mulher: “Você parece um palhaço!”
É que tudo vai muito além da roupa, a elegância real se manifesta quando abrimos a boca. Quando emitimos nossa opinião, quando prestamos atenção nas pessoas, independente de sua condição social, raça ou idade.
Não é elegante e sim desrespeitoso os termos “ah esse velho!”, ou “já tá caduco!”. Nós, “os velhos” ou “as velhas”, se ficarmos dando ouvidos a isso acabamos internalizando e daí sim a velhice chega.
Outro assunto nas redes é sobre a atriz Betty Farias, que após ser fotografada de biquíni saindo do mar foi chamada de “velha baranga” e diante da provocação responde: “Não vou ser uma coroa boazinha e seguir regras estabelecidas. Estão querendo que eu use burca? Eles queriam que eu ficasse a eterna imagem da Tieta. Resolvi fazer malcriação e falei: Qual é? Querem que eu vá pra praia de burca? Dá licença pra eu envelhecer?”.
Betty Farias tem 81 anos e está pedindo licença para envelhecer. Licença concedida! Eu já estou pedindo também, pois é inevitável. Podemos ter cuidados, pintar os cabelos, fazer uma skincare com bons produtos, dormir em fronha de seda, atualizar nosso vocabulário, sermos pró-ativos, etc, mas a velhice chegou. Vamos viver nossa longevidade com alegria e em paz.