SAÚDE,

Outubro ROSA!!!!

Coluna publicada no Diário Serrano (Jornal Cruzaltense), no dia 25 de outubro de 2020.

O outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O câncer de mama é um tumor maligno, sendo o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele, não melanoma.
O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos.
O mais impressionante é o que acontece com as mulheres desde o diagnóstico até a cura.
Nas histórias reais, de mulheres incríveis, que se revelaram fortes e só aceitam contar, falar sobre o assunto com um único propósito, ajudar outras mulheres a não se sentirem sozinhas.
Desde o diagnóstico é uma longa caminhada, com direito a choro, questionamentos, o por quê eu?
Tudo isso faz parte, mas logo vem a força necessária para enfrentar cada quimioterapia, cada radioterapia. Frases impactantes como: se eu lavar o cabelo ele cai todinho ou como a minha irmã Fabiane contou na nossa live no Instagram, que passou a mão no cabelo e caiu um maço. Decidiu cortar. O próprio marido cortou. Essa parte eu não sabia, mas fui com ela escolher a peruca, foi a opção escolhida.
Há várias opções, como por exemplo, usar lenços, turbantes, faixas, tiaras, gorros, chapéus, ou simplesmente nada. Raspar a cabeça e só.
A família tem papel importante. Ser apoio sem ser invasiva. Deixar claro, olha, eu estou aqui para o que precisares. A pessoa fala o que quiser. Minha irmã escolheu não ficar contando. No local de trabalho, nem todo mundo ficou sabendo. Cada um tem o seu tempo e faz escolhas de como quer enfrentar a questão, o momento tão delicado. Não é fácil, mas passa. Tudo na vida passa, parece clichê, mas é isso mesmo.
Confesso que não foi fácil olhar para minha irmã e ela não tinha mais sobrancelha, nem cílios. Ela que tinha um cílios enormes! Sobrancelhas fartas!
Um inimigo silencioso que vai arrancar tudo!
Que dói, ah isso dói, em quem presencia, fica ao lado, para no momento oportuno alcançar alguma coisa.
Também tem pessoas que se ausentam e não é porque não tenham amor por quem está com câncer e sim porque é difícil para elas encarar, viver e ver tudo que acontece.
Com todas as mulheres que conversei e que cruzaram a minha vida e que passaram pelo câncer de mama, em todas eu senti uma força para enfrentar, uma vontade de viver.
*Se você passou ou está passando pela situação de enfrentar um câncer, ou conhece alguém, saiba que uma forma mais leve é fazer escolhas, como autocuidado, autoestima, usar as cores que deixam iluminada, uma maquiagem que você mesma faz ou apenas o protetor solar e batom. Preste atenção em pequenas coisas.
Todos são unânimes em dizer que passa e tem cura. Fé e acreditar na cura é preciso. Buscar estar rodeada de pessoas com boa energia faz bem.
Escolha viver com alegria, apesar das pedras no caminho.

02 Comentários

Autor

Personal Stylist, Blogueira, Consultora de Imagem Pessoal e Corporativa

2 Comentários

FABIANE PAIXAO CORTOPASSI

Sempre bom lembrar.

Responder

Beti Pietro

Sim, falar sobre o assunto, poder dar um exemplo de força, é uma maneira de estar presente na vida de muitas pessoas de forma positiva. Bjo

Responder

Deixe seu Comentário