Coluna publicada no Diário Serrano (Jornal Cruz-altense), nos dias 28 e 29 de agosto de 2021
#dicasdabetipietro #vocêmaisbonita
A atualização, hoje em dia, é até mais importante do que era alguns anos atrás.
Em tempos de Infodemia. Conseguir observar os movimentos e as múltiplas vozes, se faz necessário.
Valores como credibilidade, ser de verdade, errar e corrigir fazem parte do dia a dia.
Temos que escolher a quem ouvir e o que ouvir. É bom dizer repetidamente que o impresso ainda é uma mídia das mais confiáveis.
Sempre escolho muito bem os cursos para fazer. Uma grande realização desse ano foi ter realizado o curso de Coolhunting de Silvia Scigliano pela FAAP de São Paulo.
E agora participar do 8º Seminário Internacional de Consultoria de Imagem pela AICI Brasil (Associação Internacional de Consultoria de Imagem), que tem como presidente Silvia Scigliano.
Vou transcrever um pouco do que foi esse fantástico seminário:
- Cris Guerra, escritora e criadora do 1º blog de looks do Brasil, o “hoje eu vou assim”. Frase famosa de Cris: Que mulher você acordou hoje? Em sua palestra: Revolução de Longevidade. Ela abordou sobre a importância de rever a Estética do Envelhecimento, pois ele é o patrimônio do conhecimento. Beleza não tem idade.
- Lele Santhana do @portaldasmídias, repórter de moda da Elle Brasil. Abordou o Novo Espírito da Moda. Moda não anda sozinha: música, arte, cultura, política e economia. As mudanças sociais, comportamentais, tecnologicas e geracionais estão presentes. Apresentou diversos estudos de caso mas o da Victoria’s secret x Savage Fenty é bastante interessante. Novos movimentos e a famosa marca de lingerie se viu forçada a mudar seu comportamento. Trocou as famosas “Angels” por personalidades associadas ao ativismo, embaixadoras, modelos plus… Na verdade as pessoas querem ser vistas e se sentirem representadas, pois o público está atento. Outra grande referência de Lele é sobre a questão geracional, a moda sempre olhou para a juventude, definidor de movimentos. Um exemplo de marca foi a Gucci. A Gucci se comunica com o jovem de 15 anos e com a mulher de 70 anos. Não é só surfar na onda da sustentabilidade, tem que ter práticas sustentáveis e essas vão além dos materiais. O movimento Secondhand é atual. Temos que ter um olhar respeitoso.
- TROC, maior brechó online do Brasil no qual Luanna Toniolo, CEO e co-fundadora acredita ser uma grande assertividade, Inovação, Sustentabilidade e Moda. Moda mais limpa, moda circular. É a moda do futuro. “A melhor roupa é aquela que já existe”. Naturalização do Secondhand. Resale-solução para minimizar o impacto da Indústria da Moda no planeta. Guarda-roupa do futuro: locação e assimetria. Não temos a cultura do Secondhand mas temos que adquiri-lá agora. Não há muito tempo para pensar. É hora de agir e ter um novo comportamento. Ser cool é ser consciente!
- A palestra: “O Papel do Autoconhecimento da Construção de uma Imagem Estratégica” pela Consultora Marley Selo foi no mínimo espetacular. Três pilares: Autoconhecimento, Autoaceitação e Autovalorização. O indivíduo é ímpar, exclusivo. Devemos repudiar padrões. A nossa aparência é um pacote: postura, cabelo, pele, unha, odor corporal. Elegância é comunicação. “Você é elegante”, tem a ver com comportamento. “Você está elegante”, refere-se a apresentação visual. “A imagem está percebida como se deseja? O que compraria da tua imagem?”, finaliza Marley.