Coluna publicada no Diário Serrano (Jornal Cruz-altense), nos dias 17 e 18 de dezembro de 2022
#dicasdabetipietro #vocêmaisbonita
Protagonista é um adjetivo e substantivo de dois gêneros. Diz-se que é o personagem mais importante do teatro grego clássico, em torno do qual se constrói a trama. Figuradamente diz-se que se refere ao indivíduo que tem o papel de destaque num acontecimento.
Na realidade, ser protagonista é ter o controle de suas ações, ter consciência de seu poder de decisão. Protagonistas são pessoas conscientes que assumem o papel de agentes transformadores de alto impacto, que construirão um futuro com mais significados, mais propósito e mais harmonia. Protagonistas possuem a capacidade de mobilizar dos líderes e a capacidade de realizar dos empreendedores.
Exemplos jovens de protagonistas: Greta Thunberg, Rene Silva, Amika George e Malala Yousafzai. Toda essa introdução é devido ao meu interesse instantâneo pala palavra. Ela estava impressa numa camiseta duma collab da jornalista Patrícia Pontalti com a Behá Concept. Foi conexão na hora, entrei no link e comprei a camiseta. Com a lembrança do passado como editora de moda da revista Diário Serrano, montei uma história, mostrando como ela pode se dar bem em momentos que pedem um look mais arrumadinho. Ela, a camiseta, protagonizou em looks com pantalonas de paetê, crepe e em conjuntinho fluido, com estampa personalizada da Carmim.
A palavra é impactante. Precisamos de coragem, determinação e ação. Ações alinhadas para fazer a diferença na vida das pessoas, no mundo. Então o encantamento todo foi com o significado da palavra. Demorei muito para começar a protagonizar. Ter consciência de como é importante ter o domínio suficiente sobre nossa vida, nosso trabalho, nossas relações pessoais, sejam familiares ou de amizades.
“Protagonista! De amores, de desejos. De sonho. De projetos. De conquistas. De escolhas. De vida. Da nossa vida.”
Patrícia Pontalti
A pessoa protagonista é o centro das atenções, mas num sentido de liderança, de transformação, de atitude, e de busca constante para uma felicidade possível. Não acredito em tudo sempre cor-de-rosa, mas para a pessoa protagonista, ela faz do limão, uma limonada. Como protagonista somos mais difíceis de sermos constrangidas diante de tanta barbárie, de tanta violência, não só contra a mulher, mas também contra criança, idosos, etc. O protagonista realiza e influencia pessoas, muda a história.