BELEZA/SAÚDE, Consultoria, DICAS, MODA,

QUAL A SUA BELEZA?

#vocêmaisbonita

Coluna publicada no Diário Serrano (Jornal Cruz-altense), nos dias 23 e 24 de maio de 2020.

O mundo era Urbano, Cosmopolita, Fashion e Veloz! E agora?

Acho que todos, no fundo, tinham uma preocupação, tudo estava rápido demais, um atropelo só.

Quando estava em Nice, na França, a beira do mediterrâneo, em 2018, fiz um stories registrando os aviões aterrizando de cinco em cinco minutos. Olhava para o céu azul, lindo, mas via também uma rede tramada pela rota dos aviões.

Uma sensação estranha toma conta de mim, como será o amanha? Alguém se arisca a dizer?

Confesso que sinto falta de urbanidade e nunca escondi o fascínio pelas cidades cosmopolitas. Cheias de encantos e mistérios.

Aqui no meu escritório, em meio aos meus livros que considero um tesouro, pois foram adquiridos pós-aposentadoria e direcionados a moda e toda a cadeia que a envolve, sinto-me obediente às regras de isolamento social e uso os itens de proteção individual: álcool 70% e máscara, mas com grandes interrogações ???

Entre livros e lives, busquei inspiração para essa coluna.

Da live de Consuelo Blocker, filha de Constanza Pascolato, blogueira, digital influencer, que mora em Firenze, Itália, com Ucha Meireles, consultora de estilo, que mora em São Paulo a frase de Ucha: “as vezes o errado é uma assinatura”. Que profundo! Temos que respeitar o estilo, a personalidade das pessoas. Existem regras sim e identificação de estilo, muito importantes, para estarmos adequadamente vestidos em diversas ocasiões, mas é bom pensar, se questionar, e se o “tal errado” é a assinatura da pessoa é a forma dela comunicar-se com o mundo?

O tempo é de muitos questionamentos. Essa quietude global causada pela pandemia deu STOP geral.

Vamos falar de Beleza?

Segundo o professor historiador João Braga, beleza é aquilo que te aproxima do plano Divino, que é revestido de aura divina.

A “elegância” é elevação de quem te observa, encantamento, experiência estética. Ah! Essa expressão pode se referir a uma obra de arte, uma paisagem, qualquer coisa, não precisa necessariamente ser uma pessoa.

Nesse momento é importante aproveitar para ler sobre artes, estética, sensações que a beleza nos causa. A arte é voltada para o que te sensibiliza.

“O Sorriso é a fórmula de Beleza”

Old fresco with beautiful woman from Palazzo Vecchio in Florence. Como o conceito de beleza se transformou ao longo dos séculos?. CRÉDITO: Shutterstock
Imagem capturada da internet

A beleza muda suas características, através do tempo. No século XIX a mulher mais cheinha, delicada era referência de beleza. Sua aparência revelava os cofres maritais. Vamos pegar da história da moda o que nos favorece e todos possuem, que é o sorriso . Não custa nada, mas tem que ser verdadeiro, da alma.

Cada época tem suas referências de beleza. Segundo João Braga, Aristóteles colocava a beleza no mundo material. Kant, filósofo alemão, colocava a beleza nos olhos que observa. Vamos trazer a “beleza” para a atualidade. Onde está a beleza? Segundo João Braga, está nos atos, na postura, na empatia. Viver a dor do outro. A beleza está também, na nossa capacidade de apaziguamento.

Para refletir: Você é bonita? Você é bonito?

0Seja o primeiro a comentar

Autor

Personal Stylist, Blogueira, Consultora de Imagem Pessoal e Corporativa

Deixe seu Comentário