#vocêmaisbonita
Coluna publicada no Diário Serrano (Jornal Cruz-altense), nos dias 18 e 19 de abril de 2020.
Em tempos de distanciamento social, ficar calmo em casa, não quer dizer, ficar sem produzir, isso vai passar e virão as formaturas, os 15 anos, os casamentos e muitos aniversários para serem comemorados. Então, sem comprometer o momento atual, pensei nesta coluna com carinho passando informações que são sempre importante no convívio social, no bem viver, no estar adequadamente vestida.
Claro que o seu estilo, sua personalidade e opinião a respeito do assunto vem em primeiro lugar. Peço licença para informar:
TRAJE PASSEIO: traje com formalidade pode ser chamado de esporte fino, casual, ou tenue de ville. Apropriado para vernissagens, casamento de dia ou civil, almoços, conferências e teatro.
Para homens: calças esportivas com blazer, jaqueta ou paletó esporte com ou sem gravata.
Para mulheres: pantalonas, tailleur, clássico vestido preto. Sem muitos brilhos ou bordados.
TRAJE PASSEIO COMPLETO: formalidade completa. Também conhecido como alto esporte, recepção ou coquetel. Pode ser usado em casamentos noturnos, jantares formais, coquetéis e grandes comemorações.
Para homens: trajes com gravatas, escuros, conforme o horário. Sapatos amarrados e com meias escuras.
Para mulheres: vestidos sofisticados, com decotes, joias e bijuterias statement. Sapatos e bolsa social.
TRAJE BLACK TIE: roupas sofisticadas. Gala ou rigor entram na categoria. É adequado para baile de gala, comemorações sofisticadas ou quando o convite trouxer o código “black tie”.
Para homens: smoking preto, faixa na cintura, gravata borboleta escura, camisa branca e sapatos pretos.
Para mulheres: os vestidos devem cobrir o sapato social. Decotes, fendas, joias e tecidos nobres.
TRAJE ESPORTE: é o mais simples e informal. É o traje ideal para batizados, almoços, exposições, festas infantis e churrascos. (lembre-se: esporte não quer dizer roupa para atividade física.)
Para homens: jeans, tons cáqui, camisetas lisas, polo, malhas e jaquetas. Abrigos esportivos e bermudas são aceitos quando se está na praia ou ambientes muito descontraídos.
Para mulheres: jeans, camisetas, vestidos lisos ou estampados, malhas, sapatos baixos e bolsas esportivas.
CONVITES SEM ESCLARECIMENTO DE CÓDIGO: alguns encontros têm sua linha de vestuário que subentendido, porém informação nunca é demais. Procure entrar em contato com os organizadores do evento para se ter uma ideia do estilo que se está esperando. Muna-se com informações, assim as chances de constrangimento (aquela sensação de estar no lugar errado, de deslocamento) serão reduzidas.
DICA EXTRA:
Trajes formais de dia: mesmo que a moda permita brilhos durante o dia, evite. Os trajes devem ser coordenados de acordo com a função do evento.
Festas da empresa à noite: seja coerente com seu estilo pessoal. Use acessórios na medida certa, sem exageros.
Trajes para o trabalho: sabemos que a roupa pode ser aliada ou inimiga mortal. Para trabalhar, a maneira de se apresentar pode, inclusive significar promoções. Valoriza os pontos fortes com peças de ótimo caimento e qualidade.
OBS: O mais importante é você se sentir confortável. Uma expressão bem antiga : A pessoa tem que saber carregar o look, é bem atual. As regras existem, tem o seu valor, é bom conhecê- las, até mesmo para descumpri- las. Sinta- se bem, sinta-se feliz!