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MUNDO COR-DE-ROSA

Coluna publicada no Diário Serrano (Jornal Cruz-altense), nos dias 27-28 de agosto de 2022

#dicasdabetipietro  #vocêmaisbonita

              O rosa tomou conta do mundo em 2022, e o estilo Barbie Core está com tudo.

              Com uma diferença…

              A Barbie, que já marcou um padrão único de beleza, hoje faz parte de conversas sobre individualidade e autoexpressão.

              Afinal… A Barbie se veste como bem entende e teve várias profissões… é uma mulher daquelas!

              Rosa como uma manifestação do inconsciente da necessidade de realismo.

              A Tendência que veio forte no Tapete Vermelho, agora começa a ganhar as ruas.

              O texto do Fhits leva a muitos outros onde o rosa protagoniza encantando.

              A Maison Valentino criou um momento icônico toda rosa em “irmãos que fazem onda” no último episódio onde todos os 17 concorrentes foram vistos usando looks da coleção #ValentinoPinkPPColection.

              Segundo o diretor criativo Pierpaolo Piccioli, o rosa foi selecionado em vez do Vermelho Valentino para subverter os seus significados culturais, a sua associação com o feminino, ou punk, ou seu original que limitou o seu uso aos homens.

              A escolha de quem divulgaria ficou baseada na ideia: “almas bonitas que usam a sua voz e talento para unificar, integrar um d construir.”.

              O “rosa” tomou dimensões continentais e invadiu o guarda-roupa de homens e mulheres, mas escrevendo uma nova história. Quem veste rosa não quer passar a ideia de romantismo, calmaria e subserviência. Feminilidade cheia de personalidade e atitude. Nada de fragilidade.

              Foi no desfile de Valentino que ele desbancou, claro que, por uma coleção, o vermelho icônico, marca registrada da Maison.

'LA VIE EN ROSE' - Tonalidade registrada: nas passarelas (à esq.) ou exibido por Glenn Close, Hamilton e Zendaya, o Pink PP conquistou antigos e novos admiradores da grife italiana -
‘LA VIE EN ROSE’ - Tonalidade registrada: nas passarelas (à esq.) ou exibido por Glenn Close, Hamilton e Zendaya, o Pink PP conquistou antigos e novos admiradores da grife italiana – Estrop/Getty Images; Jeff Kravitz/FilmMagic/Getty Images; Doug Murray/Icon Sportswire/Getty Images; Arnold Jerocki/Getty Images
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EVA Casal Menino Azul/Menina Rosa 2
Imagem capturada da internet

       Aquela história de que: se for menina é rosa, se for menino é azul, não foi sempre assim.

              A partir da 1º Guerra Mundial, segundo o professor João Braga, o rosa passou a ser uma cor associada a masculinidade, era um vermelho aguado. A cor também era associada à força e a atividades vibrantes. O azul, por sua vez, tinha como mensagem a delicadeza, amabilidade.

              Em 1927 uma pesquisa em diversas lojas americanas resultou: 3 recomendavam rosa para meninos, 3 o rosa para meninas e 1 recomendava rosa para ambos os sexos. Somente em meados de 1980o rosa se impôs definitivamente na paleta de cores de produtos femininos.

              O azul no manto de Nossa Senhora, a cor da espiritualidade. O vermelho quente, sanguíneo, intenso para os homens que iam para as caçadas e para a guerra.

              Menino diminuto de homem, rosa diminutivo de vermelho, então cor dos meninos. Imagens do Menino Jesus com roupas predominantemente rosa reforçam esse entendimento. Quando mudou?

              A Rainha Maria da Inglaterra recebeu sapatinhos rosas e azuis. Ficou com os azuis e doou os rosas para o museu da infância da Inglaterra. Como ela teve menino, a cor azul ficou associada aos meninos.

              O mundo cor-de-rosa é de todos. Não tem raça, biotipo, gênero, nem leva em consideração a conta bancária.

              Acertou em cheio a loja americana, que na pesquisa, indicou a cor rosa para ambos os sexos.

              Estou na fase rosa. Acreditam que estou pensando em vestir minha cama de rosa e isso em plana idade madura, ou melhor, maduríssima. O rosa vibrante traz mais positividade e escapismo após meses de incertezas e tristezas. Eu uso, e você?

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Autor

Personal Stylist, Blogueira, Consultora de Imagem Pessoal e Corporativa

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