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Coluna publicada no Diário Serrano (Jornal Cruz-altense), nos dias 20/21 de março de 2021.

O momento é extremamente preocupante, restritivo demais. Muitas pessoas já estão com o emocional abalado e há previsão de que vão faltar profissional como psiquiatras e psicólogos.

Então, temos que cuidar de nós para poder cuidar de todos, já ouvimos essa frase inúmeras vezes, mas ela é verdadeira, faz sentido e pode fazer toda a diferença.

A internet é uma excelente opção. Aquele curso dos sonhos que era impossível de se fazer, pela distância, pelo custo, onde você teria que se mudar um período para São Paulo, por exemplo, agora se tornou viável.

Ouvir o professor e historiador João Braga falar que dava aulas na FAAP-SP e eu pensava, “que legal! Gostaria de fazer um curso lá…”

E não é que, com a pandemia, o impossível se tornou possível.

Concluí o Curso de Coolhunting Como Instrumento de Inspiração para Inovação. O curso foi ministrado por Silvia Scigliano, cool hunter, consultora de imagem e tendências. Autora de “À sua moda”, docente da FAAP e presidente da AICI, Associação Internacional de Consultores de Imagem.

O que me atraiu para fazer esse curso?

Primeiro foi a atração que tenho pela novidade, a modernidade, o que estão fazendo, pensando, não só em termos de moda, mas em todas as áreas.

Ter conhecimento das quatro macrotendências é o começo:

PRIMEIRA MACROTENDÊNCIA:

A SUSTENTABILIDADE. Não tem como fugir dela. Ela é o começo, meio e fim, na minha opinião.

Propósito vem antes de lucro.

O que as marcas, as empresas têm que ter em mente que o cliente só vai comprar o que precisa e tem que ser de qualidade, durar muito.

“mude o sentimento, mude uma empresa.”

As compras pela internet, o e-commerce tende a continuar aumentando, mas nada substitui a experiência física, só que ela tem que ser memorável.

Aqui na minha cidade, vejo poucas empresas antenadas para esse detalhe. Depois não adianta reclamar: o negócio vai mal, não deu certo etc…

Tipos de Tendência:

-Modismo.

-Microtendências.

-Macrotendências conectadas ao zeitgeist que duram de 5 a 10 anos e impactam vários setores.

-Megatendências: são geracionais e só vão desaparecer se o mundo acabar.

Tendências de comportamento estão presentes em tudo: na nossa casa, na nossa comida, na forma como nos comunicamos, nos relacionamos… Do Smartphone ao Coworking (escritório que você aluga, para alavancar seus negócios, quando você não tem um montado, só seu.), ao suco verde.

Mas antes de irmos para as outras macrotendências que vai gerar a “parte II”, vamos realmente entender o que um Cool Hunter e como ele pode ajudar o seu negócio.

O que é cool hunter e quais as áreas de atuação do coolhunting
Imagem capturada da internet

Cool hunter é o profissional que detecta os sinais que direcionam para mudanças novas em comportamento, consumo e cultura. Além de olhar os sinais do novo ele analisa, faz ligações e conexões para estudar as semelhanças, com o objetivo de entender as direções das mudanças que estão acontecendo na sociedade.

É encontrar o novo, caçar coisas legais, sempre entendendo o porquê. O que está por trás, qual o significado? Como elas vão se aplicar no amanha?

É preciso saber olhar o passado, presente e futuro.

Fonte: curso Coolhunting – Silvia Scigliano

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Autor

Personal Stylist, Blogueira, Consultora de Imagem Pessoal e Corporativa

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