Consultoria, curiosidades, DICAS, MODA, PESSOAS,

Atualização Em Qualquer Idade II

#vocêmaisbonita

Coluna publicada no Diário Serrano (Jornal Cruz-altense), nos dias 27/28 de março de 2021.

Em colunas anteriores já abordei sobre as gerações, seu jeito de ser, como se comportam e quais suas características, mas vamos relembrar:

  • Geração Tradicionalista: Nascidos antes de 1945; Reconstruíram o mundo pós-guerra; gostam de hierarquia; são determinados e se sacrificam para obter as coias; A mulher só trabalha se precisa; Rádio é o principal meio de comunicação.
  • Baby Boomers: Nascidos entre 1945 a 1960; Época recorde de nascimentos nos EUA; Poder econômico; Fez revoluções políticas, sociais, sexuais e culturais; Paz e amor, não a guerra; Relação de amor e ódio com a hierarquia; A mulher começa a trabalhar pela carreira; Pílula anticoncepcional e controle sobre o corpo; Começa a TV.
  • Geração X: Nascidos em 1960 a 1980; Queda da natalidade; Sexo antes do casamento e morar junto. Equilíbrio entre família, trabalho e indivíduo. Super protetores; Mulheres no mercado de trabalho; Tecnologia, mas sem internet.
  • Geração Y (millenium ou cangurus): nascidos de 1980 a 1995; Educação sofisticada; Autoestima; Dificuldade com hierarquia; Autoridades são como colegas; Estão sempre conectados; Multitarefas; Vivem em redes de relacionamento virtuais; Compartilham tudo: dados, fatos, hábitos, etc; Preferem um marketing minimalista; Uma das gerações mais disruptivas; FOMO (Fear Of Missing You).
  • Geração Z (ou GenExit): Nascidos entre 1995 a 2010; São os filhos de todas as gerações; Não querem carreira, mas sim projetos especiais; Liderança compartilhada; Pensam em ter o próprio negócio; Querem trabalhar uma vez por semana. Querem mudar o mundo; Forte responsabilidade social, ética e ecológica; Estão reavaliando o consumo; Nativos digitais; Nasceram na era das “nuvens”; desapego das fronteiras geográficas; Youtube é o principal entretenimento; Diminuição das atividades de adultos como: sexo, bebida, dirigir e trabalhar; GenExit porque estão saindo das redes sociais, escolas e trabalho tradicional; JOMO (Joy Of Missing Out).
  • Geração alpha: são nascidos depois de 2010; São de fato mais inteligentes e evoluídos; Individualidade em alta; Respeito pela diversidade e inclusão; Relação com os pais mais horizontal e com maior troca; DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO; Também conhecidos como geração “slash ou barra”; São estilistas de si mesmos.

Toda essa abordagem é importante porque cada geração tem um comportamento e para que no mundo dos negócios sejam tomadas as decisões assertivas, o que comprar, quanto comprar e para quem? Tem-se que ter conhecimento das necessidades e prioridades de todas essas gerações. O que oferecer para o seu cliente? Como ele vê o mundo?

Imagem capturada da Internet

Um termo alemão que já existe há bastante tempo, mas hoje tomou proporções midiáticas consideráveis é Zeitgeist, significa espírito da época, espírito dos tempos. Retrata o clima intelectual e cultural do mundo.

Como exemplos de Zeitgeist são: Chanel, Steve Jobs e Niemeyer.

E os Zeitgeist do Momento?

Chefes de cozinha; Todas as pessoas na linha de frente da saúde (médicos (as), enfermeiros (as), técnicos (as) em enfermagem, psicólogos (as), enfim, todos da área da saúde; Influenciadores digitais, entre outros.

SEGUNDA MACROTENDÊNCIA:

DIVERSIDADE – todas as pessoas hoje tem voz e encontram apoio na internet e nas redes sociais.

TERCEIRA MACROTENDÊNCIA:

TECNOLOGIA E O INTERESSE PELO FUTURO – Vivemos o boom das start ups e crowdsourcing. A internet e tecnologia juntamente com celebridades, blogueiros e influenciadores estão transformando o varejo.

QUARTA MACROTENDÊNCIA:

VINTAGE E O INTERESSE PELO PASSADO – Personagens e marcas do passado estão de volta.

“old is the new black”

“the end of the ageless”

Fonte: Curso Coolhunting de Silvia Scigliano

0Seja o primeiro a comentar

Autor

Personal Stylist, Blogueira, Consultora de Imagem Pessoal e Corporativa

Deixe seu Comentário