BELEZA, curiosidades, DICAS, História, PESSOAS,

MAQUIAGEM E EMPODERAMENTO

Coluna publicada no Diário Serrano (Jornal Cruz-altense), nos dias 14/15 de novembro de 2020.

Quase tudo podemos resolver na palma da mão. As redes sociais, dependendo da nossa conexão, resolvem quase tudo pra nós. Frases, textos, inspiração, que nos preenchem boa parte do tempo.

Elizabeth Taylor - Poster / Capa / Cartaz - Oficial 1
Foto capturada da internet

Como não se inspirar com um post no perfil @cool50s sobre Liz Taylor que num dos papéis mais significativos de sua carreira, no filme “O Ocaso de uma vida (1974)” começou as filmagens no dia seguinte em que decidiu se divorciar de Richard Burtan, o grande amor de sua vida. Aos 42 anos, Liz Taylor chegou no set e proclamou a toda a equipe: “Preciso de um dia para morrer, mas também de outro para renascer”. É uma cena onde ela conversa com o espelho, um som de piano ao fundo dá o tom do que se passava dentro da atriz.

Ela maquia-se, coloca um óculos pink, arruma o cabelo e renasce.

Imagine essa cena, como ela nos pertence. Não tem época. Acontece todos os dias. Mulheres desencantadas, maltratadas, baixa autoestima, sem perspectivas, mas reinventar-se é preciso, amar-se, mais ainda. Que tal começar hoje? Minhas amigas maquiadoras: a Lorena Jochims, Ana Rita Avancine, Mabel Fritz Lopes, Jéssica Macedo, Jô Facco e Letícia Beck, estão prontas, com certeza, para ajudar um batalhão de mulheres que precisam se fortalecer e se fortalecem com uma boa maquiagem, se empoderam. Se até Liz Taylor fez isso, por que nós simples mortais, não podemos usar esse recurso? Portanto mulheres, maquiem-se, no mínimo um protetor solar de cor, uma máscara de cílios, um batom, se for vermelho melhor ainda. Sei que não terei muitas seguidoras nesse ítem, mas você podia experimentar.

Ah, o cabelo, símbolo erótico através do tempo é também um aliado incrível na tarefa de um empoderamento. A tomada de decisão é pessoal, mas por favor, pergunte-se, o que me deixa feliz? Não tem receita. Só que não dá mais pra ver tanta mulher triste, sobrecarregada de tarefas, sem tempo nem para o batom. Algo está errado. Tem que aprender a dividir tarefas, para ter um momento só seu.

Outra abordagem sensacional foi no post de @fernando.demarche, criador de conteúdo, gerenciador de imagem do Distrito Federal.

…Estar ao lado das pessoas é uma escolha, estar em você é uma verdade. Você é sua única casa, você se pertence, seu corpo é a sua morada, cuide-se hoje, ame- se hoje. Só assim você viverá intensamente, pois só podemos oferecer ao outro aquilo que temos.

Como esse assunto é sério. Primeiro vem “nós”. Não é egoísmo. Lembrem-se sempre da máscara do avião. Você precisa ter amor, paixão pela vida, empatia, posição diante dos fatos e acima de tudo, cultivar boas energias, porque se você não as tiver dentro de você não poderá ajudar o mundo.

Outra abordagem que eu acho sensacional é sobre o envelhecimento. Começamos envelhecer desde que nascemos e não é um dia a mais e sim, um dia a menos. Mas é bom ter certeza que a sabedoria compensa.

Meu corpo pode estar caindo, mas meu cérebro não.

E eu amo meu cérebro.

Isabel Allende.

Voltando a maquiagem, só assistindo o vídeo para sentir ao que a Claudia Arruga, do perfil @cool50s se refere:

“A forma como a maquiagem transforma e comunica a identidade me impressiona, e o poder que ela tem de fazer uma mulher preencher uma lacuna e se reinventar é lúdico.”

0Seja o primeiro a comentar

Autor

Personal Stylist, Blogueira, Consultora de Imagem Pessoal e Corporativa

Deixe seu Comentário