Consultoria, curiosidades,

UM OLHAR NO PASSADO, PRESENTE E FUTURO!

Coluna publicada no Diário Serrano (Jornal Cruz-altense), nos dias 08 e 09 de agosto de 2021

#dicasdabetipietro #vocêmaisbonita

É tão importante observar o passado, sentir o presente e avistar o futuro para irmos ao encontro da direção que corresponde ao que acreditamos como certo, que traduz a nossa essência e que nos representa.

As “tendências”, entendê-las é muito importante para o consultor de estilo e imagem, pois o conhecimento, o conteúdo, o que as marcas têm a oferecer na temporada, antes de sugerir atualização do guarda-roupa e compra de uma peça faz toda a diferença, dá segurança.

Conhecimento técnico é extremamente importante, mas a empatia também.

As tendências têm um ciclo, primeiro são indicadas por artistas inovadores, depois acolhidas pelos “early adopters”, que após contato com os inovadores transformam a ideia em realidade. Em seguida é a vez dos tred setters, ou tastemakers que são os influenciadores que difundem essas tendências. E quando a maioria das pessoas passam a adotá-las, ai sim temos uma tendência.

Não é uma blusa verde na vitrine que vai influenciar, temos as micro, macros, e megatendências. As micros duram de 1 a 2 anos, exemplo: música despacito. Macrotendências duram de 5 a 10 anos, exemplo o interesse pela sustentabilidade, consumo consciente, transparência das marcas e estampas atemporais, como listras e xadrezes. Quando uma tendência sobrevive a mais de 10 anos ela passa a se chamar megatendência, um fenômeno geracional.

Para cada tendência existe uma contratendência que surge para trazer novidade ao mercado.

“o movimento punk com sua estética escura surgiu nos anos 70 como um contraponto aos movimento hippie, que havia enchido o mundo com suas cores e seu ideário de paz e amor”.

Nesse contexto todo, surge um profissional coolhunters que é treinado para ter uma visão mais nítida e mesmo sem bola de cristal, enxerga o que vem por aí, antes dos outros.

Em 2016 estive na Lafayette, em Paris, e num lounge de Karl Lagerfeld, observei um vestido branco de renda, cintura marcada, e embaixo do cabide um tênis branco, de imediato fotografei, postei no meu blog (matéria publicada em 08 de junho de 2016, intitulada “Moda em Paris & Londres”). Fiquei impactada pelo que ali estava exposto. Hoje eu tenho certeza, era meu ladinho “coolhunter” aflorando.

Tudo está interligado, as tendências impactam não somente as indústrias, mas também a construção civil, a área tecnológica, o setor financeiro, as artes, a moda e até mesmo o comportamento das pessoas.

Aqui entra outra coisa que é absolutamente importante conhecer, refletir e aceitar os movimentos geracionais, como se comporta cada geração. Todas tem que prestar atenção: pais, educadores, o mercado para melhor se relacionar intergeracionalmente falando.

Temos hoje 5 gerações convivendo no mercado de trabalho e uma fora do mercado de trabalho.

Geração tradicionalista ou silenciosa: nascidos antes de 1945 aos quais coube a tarefa de reconstruir o mundo no pós-guerra.

Baby Boomers: nascidos de 1945 a 1960. Fizeram revoluções politicas, sociais, sexuais e culturais. Paz e amor. Começa a TV.

Geração X: nascidos de 1960 a 1980. Queda da natalidade, sexo antes do casamento, morar junto. Trabalhadores e ambiciosos.

Geração Y ou Millennials: nascidos entre 1980 e 1995. Alta autoestima. Dificuldade com hierarquia. Tratam autoridade como colega. Compartilham tudo o que tem de dados, fotos, hábitos, etc.

Geração Z: nascidos entre 1995 e 2010. Nativos digitais. Trocam o ego por eco. Se interessam por projetos especiais.

Geração Alpha: nascidos depois de 2010. São de fato mais inteligentes e evoluídos.

Esse resumo sobre tendência e gerações é para chamar atenção sobre a importância de se olhar o passado, o presente e avistar o futuro.

Fonte: livro “à sua moda’’ – Talk Silvia Scigliano

0Seja o primeiro a comentar

Autor

Personal Stylist, Blogueira, Consultora de Imagem Pessoal e Corporativa

Deixe seu Comentário